Categorias
Felicidade Florais

A TAL FELICIDADE

Tem a ver com SER e não com ESTAR. Mas consigo compreender a confusão.

Então falaremos sobre auto realização, plenitude, transcendência.
Todos os seres para estarem plenos precisam viver as emoções do dia. E tudo bem! Tristeza, alegria, raiva. O que muda é a forma como lida com as emoções positivas ou negativas. Pois não significa que você É aquela emoção.

Recentemente houve o triste caso da moça que foi avisada na véspera pelo whatsapp que o noivo não se casaria mais. Ela foi sozinha ao casamento e celebrou a vida. No dia seguinte cometeu suicídio. Ela não estava feliz enquanto cantava e dançava na festa do próprio casamento que realizou sozinha. Estava doente, sofria de depressão. Não vou colocar em questão o caso específico, mas é muito triste ver que existem tantos casos similares e na maioria das vezes as pessoas não compreendem que estão doentes e não procuram ou não aceitam ajuda.

A palavra felicidade se banalizou, enquanto o que está em alta e “vendendo bem” é a depressão, ansiedade.

Ser feliz, autorrealizado e pleno tem a ver com propósito, missão, compaixão, fé, caridade, paz, esperança, resiliência, viver mais emoções positivas do negativas no dia a dia e isso depende do seu olhar e não do seu entorno. Ter o olhar delicado para a situação difícil e sentir o aprendizado. Não tem a ver com você chegar saltitando e cantarolando num velório, isso é desequilíbrio ou falta de elementos como amor e compaixão.

Felicidade tem a ver com a clareza de cada momento. Tem a ver com o olhar positivo em relação a vida mesmo em momentos turbulentos. Tem a ver com equilíbrio. Tem a ver com o que vem de dentro e não o protocolo que vem de fora.
Não tem a ver com ficar repetindo o dia todo que você feliz para se convencer disso. Tem a ver com silenciar.
Resumo da ópera: a autorrealização simplesmente é. Resumir a felicidade à sensações momentâneas e meia dúzia de hormônios é banalizar a palavra e ignorar a sua verdadeira origem e profundidade.

Entre tudo o que eu recomendo tenho um amor especial pelos florais.

Gorse é uma essência floral que regenera a fé, a esperança e a confiança em si mesmo. Quando a gente se permite ver as situações de um prisma diferente, sempre tem uma saída. É essa consciência que o floral Gorse ajuda a ter. É a Luz Dourada que todos nós recebemos ao nascer e que fica guardada dentro de nosso Coração para iluminar nossa vida nos momentos difíceis e obscuros, nos quais não vemos mais solução. Essa Luz nunca nos abandona, cada um tem a sua, somente esquecemos que a temos. O Floral Gorse nos lembra que somos portadores desta Chama Dourada para nossa vida terrestre e que ela iluminará o nosso túnel de luz na volta ao Todo. A flor do Gorse é dourada e tem espinhos que representam nosso sofrimento terrestre. Ela nasce logo no início da primavera, trazendo a volta da luz ao mundo. Ela foi a 13ª flor descoberta pelo Dr. Bach e é uma das “Sete Auxiliares”. É a luz que nunca se apaga. (Instututo Dr Edward Bach)

Pri Guida

Categorias
Ervas Medicinais Feminino Naturopatia

GERÂNIO

A beleza dos gerânios nas jardineiras italianas é surpreendente! Por todos os lados são cultivados. Além da cultura que ama as plantas, outro motivo é que ajuda a afastar insetos. Só esqueceram de avisar os insetos daqui que são resistentes a tudo! Mas de qualquer forma nos enchem os olhos e o coração! Coloque um par de vasos de gerânio em casa para harmonizar relacionamentos amorosos ou para encontrar o seu sonhado amor.

Originário da África do Sul o seu óleo essencial foi introduzido na Inglaterra em 1632 e seu potencial em perfumaria reconhecido na França na metade do séc XIX. (Aromacologia, ciência de muitos cheiros – Sonia Corazza). Pertencem aos gêneros Geranium e Pelargonium, que fazem parte da família das geraniáceas.
Existem mais de 300 espécies de gerânios, sendo que muitas delas são originárias de climas tropicais. Originalmente o botânico Lineu catalogou todas as espécies no gênero Geranium, mas em 1789 o botânico Charles l’Héritier dividiu as espécies entre Geranium e Pelargonium.
Um excelente substituto do aroma de rosas, o gerânio é mais acessível e muito similar, principalmente o gerânio bourbon. Ao inalar estará trabalhando toda a sua essência feminina. Atua na carência afetiva, depressão e os medos. Aplicado no chakra cardíaco trata as memórias de traumas emocionais.

Estimula o córtex adrenal, onde são produzidos os hormônios que regulam outros hormônios importantes para o equilíbrio corporal e emocional.
Seu óleo essencial possui elementos que auxiliam e conferem eficientes tratamentos na fase da menopausa, TPM, cólicas e como regulador do aparelho reprodutor feminino. Pode ser por inalação ou massagem na região do ventre diluído em óleo vegetal.

Uma das suas propriedades especiais é na cosmética pois previne o envelhecimento da pele, regula a oleosidade corporal e capilar, indicado para peles secas e maduras. É antifúngico e auxilia também em casos de acne. Pode ser adicionado no seu hidratante facial neutro ou algumas gotas no shampoo (as doses variam).
Possui também propriedades anti inflamatórias, antissépticas, antibacterianas e diurética.
A sua composição varia muito entre as espécies mas de maneira geral entre seus principais ativos químicos temos geraniol, citronelol, linalol e ésteres.

Pri Guida