Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Osmanthus é um dos aromas mais difíceis de se combinar com outros (eu adoro fazer sinergias) pela perfeição da harmonia dos seus tons. .

Proporciona emocionalmente um aumento da capacidade criativa, mas tem propriedades que vão muito além. Nesse @repost da @laszlobrasil você fica sabendo um pouco mais sobre essa planta tão especial e que tive o prazer de conhecer no horto botânico em Lucca na Itália. Sim o Osmanthus auxilia até no controle de fome e peso! .

Quem tiver oportunidade de ter esse aroma, vai entender o perfume incrível que exala e os efeitos na nossa psique e no corpo físico!

Boa leitura! Pri Guida

ÓLEO DE OSMANTHUS REDUZ VONTADE DE COMER PELA MODULAÇÃO DE NEUROPEPTÍDEOS DA FOME

O osmanthus (Osmanthus fragrans) é uma flor chinesa conhecida como “a fragrância da felicidade” por seu perfume floral-frutado que ameniza o estresse e induz ao bom humor. Cheira a uma mistura de damascos maduros com chá preto e couro macio, sendo um perfume muito precioso totalmente distinto do jasmim e outras flores, e segredo de muitos perfumes maravilhosos. Na aromaterapia contribui no tratamento da depressão profunda, resgatando a alegria de viver dentro da alma, despertando a felicidade nas vidas e casamentos mais apagados. Faz uma associação perfeita com o óleo de mandarina na terapia contra a tristeza.

Uma pesquisa relativamente recente (2013) [1] mostrou pela primeira vez que a estimulação com odores tem a capacidade de modular os níveis de neuropeptídeos associados com a fome no hipotálamo. Os cientistas observaram que o aroma do absoluto do osmanthus diminuiu em ratos a expressão de mRNA de neuropeptídeos orexigênicos, como o neuropeptídeo Y, hormônio concentrador de melanina e prepo-orexina, enquanto aumentou neuropeptídeos anorexigênicos (que tiram a fome). Este estudo demonstrou que o aroma do osmanthus, que é conhecido como um sedativo moderado, diminui a motivação por comida, ingestão de alimentos (promove movimentos mastigatórios lentos), e reduz o ganho de peso. .

Ainda vale destacar que o osmanthus possui propriedades neuroprotetoras para o cérebro, dada a sua atividade antioxidante contra radicais livres. [2]

Autor:
Fabian Laszlo
Cientista aromatólo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *