Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O dente de leão é uma planta muito usada como alimento em saladas, tortas e até empanada e considerada e planta da ESPERANÇA!

Taraxacum officinale, cresce naturalmente na beira de muitos campos e jardins, e é caracterizada por folhas dentadas e flor amarela.

O uso dessa planta já é mencionado em documentos históricos datando do século 10. Na China já é usada para tratamento de câncer e outras doenças de mama há mais de 1100 anos.

Fonte de vitamina A, proteína, lipídios, carboidratos, fibras, cálcio, ferro, magnésio, vitamina B6, vitamina C, potássio, fósforo, zinco, entre outros, podem ser usadas como:

Depurativa, diurética, hepatoprotetora e desintoxicante do fígado, melhora a digestão e estimula o apetite, laxante suave, auxilia em problemas de pele como acne, psoríase e cicatrização de feridas, possui ferro e pode auxiliar em tratamentos de anemia, é tônica e suas raízes torradas podem substituir o café (sem a cafeína).  Para as doses específicas e forma de uso para fins terapêuticos, consultar um profissional com formação em Fitoterapia.

Algumas das formas de uso são : nos alimentos, sucos, saladas, infusão, extratos, tinturas e a raiz torrada e moída. As flores amarelas frescas podem ser usadas para fazer geleia!

A toxicidade é baixa e é considerada uma planta segura, porém é contra indicada para pessoas com sensibilidade gastrintestinal e obstrução do ducto biliar.

Atua no 1° chakra e estimula a pessoa a agarrar as oportunidades, eleva a auto estima, proporciona força, esperança e confiança. Suas sementes nos remetem a liberdade e ao sentido da vida e de seus ciclos levando a pessoa que se conectar com ela a estar pronta para encerrar fases e iniciar outras novas aventuras seguindo o fluxo da vida. A ponte entre a vida e a morte ela traz esperança, a força e a consciência de que se vive eternamente em processo de mudança. Observe o comportamento da planta na natureza, suas sementes voam habita em todos os lugares em todos os momentos. A parte da planta que sopramos são as sementes.

Diz uma lenda de fadas que elas se escondem atrás de cada semente de dente de leão e até no filme da Disney diz que a fadinha Tinker Bell chegou ao mundo das fadas levada do primeiro riso de uma criança por uma semente de dente de leão até o mundo das fadas. Na verdade essa lenda tem origem na Irlanda e foi adaptada ao filme lindamente!

Era usada antigamente em buquês de noivas representando a sorte e a prosperidade.

Seu poder está realizado à realização de desejos. Quem já soprou dente de leão e fez um pedido? Eu já!

O chá feito com suas raízes torradas proporciona a clarividência. Acredito que essa crença está ligada ao fato de ser uma planta tônica e proporcionar maior clareza mental.

Entre lendas e estudos científicos o dente de leão pode ser introduzido na sua rotina alimentar e certamente terá benefícios para a sua saúde. O sabor é levemente amargo e fica delicioso em saladas!

Espero que tenham gostado e qualquer dúvida podem nos enviar por e.mail ou nos comentários que teremos prazer em responder!

Pri Guida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *